SAC

Perguntas Frequentes

Trabalhamos com os cartões Visa e Master Card ( Crédito / Débito e cheque à vista )

Clique aqui e veja todos os convênios que somos credenciados. 

Para realizar os exames básicos é necessário fazer 2 horas de jejum e chegar com 00:30 minutos de antecedência (exceto exame de abdome superior/total e pelve 4 horas de jejum, abdome superior/total e colangio ressonância 6 horas de jejum).

O jejum é solicitado ao paciente porque, na hora da realização do exame o barulho da máquina pode causar náuseas.

Dependendo da parte do corpo a ser estudada e também da indicação clínica do médico.

O contraste é usado para visualizar melhor as imagens.

O exame não fica pronto na hora, o laudo é feito a distância e leva de 3 a 4 dias para ser liberado.

Não utiliza radiação, a ressonância é um campo magnético que libera as imagens através de ondas de magnésio.

Os exames sem contraste são realizados por técnicos e os exames com contraste são realizados por técnicos e acompanhados por um médico de plantão.

Aproximadamente 00:30 minutos exames básicos, exames complexos a duração é de 01:00 a 02:00 horas.

Essa informação é obtida no seu convênio.

O contraste também conhecido como gadolínio não tem na sua composição iodo e são feito dos seguintes materiais:

O gadolínio é uma terra rara, branco prateado, maleável, dúctil com um brilho metálico. Se cristaliza na forma hexagonal que é a forma alfa, na temperatura ambiente. Quando aquecido a 1,508k transforma-se na sua forma beta, que é uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado.

Ao contrário dos demais elementos terras raras, o gadolínio é relativamente estável no ar seco, porém perde o brilho rapidamente no ar úmido formando um óxido que adere frouxamente a superfície que, se for retirado, expõem a superfície a uma oxidação adicional, o gadolínio reage lentamente com a água e é solúvel em ácido diluido.

O gadolínio torna-se supercondutor abaixo de uma temperatura crítica de 1,083k. É fortemente magnético em temperatura ambiente, pelo fato de ser o único metal a apresentar propriedades ferromagnéticas, a exceção dos metais de transição do período 4 da tabela periódica.

Soluções de compostos de gadolínio são usados como contrastes intravenosos para realçar imagens em ressonância magnética.

Não causa nenhuma reação e podem ser realizadas as atividades normais após realizar o exame de ressonância magnética.

Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, onde as moléculas de hidrogênio que compõe nosso corpo ficam alinhadas com campo magnético. O aparelho emite ondas de rádio semelhantes as ondas de rádio FM, porém no caso da Ressonância Magnética, o paciente ouve essas ondas como um ruído durante o exame. Dependendo do exame que vai ser feito, é possível utilizar fones de ouvido com música durante o exame.

Isso se deve ao alto custo do equipamento e de sua manutenção e pela especialização do médico radiologista necessária para a execução e interpretação dos exames. Por outro lado, atualmente a maioria dos convênios médicos dão cobertura para exames de RM, portanto sem custos adicionais para os pacientes.

O paciente possui um papel fundamental para o sucesso do exame. Quanto mais tranqüilo e relaxado estiver, maior será a probabilidade do resultado ser bem sucedido. Portanto, recomenda-se fechar os olhos e pensar em algo agradável. Caso seja necessário, a qualquer momento você poderá apertar campainha para se comunicar com o tecnólogo ou deve solicitar, previamente a permanência de um membro da família dentro da sala, durante a realização do exame. O paciente deve ficar imóvel e respeitar as solicitações feitas pelo tecnólogo responsável.

Você poderá ou não receber uma injeção (geralmente feita na veia da mão) de uma substância, chamada gadolínio, utilizada para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. Essa medicação é segura e não costuma gerar efeitos indesejáveis na grande maioria dos pacientes.

A Ressonância Magnética é um exame que reproduz imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do interior do corpo humano. Este exame é totalmente indolor, não provoca nenhuma alteração e não é prejudicial à saúde. A imagem é reproduzida através de um equipamento de última geração que pode demonstrar com precisão lesões muito pequenas, com qualidade e em menor tempo.

Poderá ser necessário que o paciente retorne à Clínica para fazer mais alguma(s) seqüência(s) de Ressonância Magnética, a complementação. A complementação é solicitada para que o médico possa analisar melhor a parte do corpo estudada e para que o paciente tenha um tratamento adequado e completo, sempre visando qualidade e confiança no resultado final do exame. 

10% dos pacientes têm sensação de claustrofobia ao realizar ressonância. Nossa equipe é muito treinada para acolher as necessidades emocionais dos pacientes nesse momento difícil. Caso a claustrofobia seja insuperável, oferecemos a possibilidade de realizar o exame sob sedação leve. O paciente não poderá dirigir ou operar máquinas perigosas nesse dia após a realização do exame.

Meu Exame

Rápido e prático.

Resultado
de exames
Card image capAcesse aqui
Como se 
preparar
Card image cap Saiba mais
Formulário 
de Exame
Card image cap Veja formulários