Blog

Tatuagens e o Risco

em Exames de Ressonância Magnética

Alguns tipos de tatuagens podem apresentar perigo quando se necessita realizar um exame de ressonância magnética.

O risco está relacionado à composição do material das tintas e ao tamanho da tatuagem. Especialistas dizem que algumas cores causam mais reações que outras. Por exemplo, a tinta de cor vermelha contém ferro, que é um material ferromagnético e sensível aos campos magnéticos aplicados nos equipamentos de ressonância magnética. Além disso, o ferro da tinta vermelha pode conduzir eletricidade. Circuitos de corrente são induzidos quando os campos magnéticos estão mudando rapidamente durante o processo na formação de imagens. Este fluxo de corrente elétrica pode esquentar o metal presente na composição da tinta com capacidade suficiente para queimar.

As reações podem resultar em inchaço da pele tatuada e da área ao redor e sensações de calor e irritação mais profunda na pele. Reações mais graves podem resultar em queimaduras de primeiro e segundo grau.
Se o paciente que necessita realizar um exame de ressonância magnética possui alguma tatuagem, este deve informar ao médico, ao tecnólogo e/ou técnico. Esses profissionais irão avaliar a situação.

 

Meu Exame

Rápido e prático.

Resultado
de exames
Card image capAcesse aqui
Como se 
preparar
Card image cap Saiba mais
Formulário 
de Exame
Card image cap Veja formulários